FADAS E OUTROS SERES MÁGICOS

Para qualquer informação, sugestão ou encomendas, pode enviar e-mail para terradecores@gmail.com




07/09/10

Tutorial nº 3 - Flor de feltro artesanal - Técnica de água e sabão

Como prometido, vou deixar mais um tutorial... desta vez deixo os passos para a execução de flores de feltro artesanal, pela técnica de água e sabão, para utilizar como adereço de moda (pregadeiras, aplicações em ganchos, bandoletes, etc), como decoração ou qualquer outra utilização que a nossa imaginação permitir :)


Material necessário:
- 1 sabão de azeite (ou em alternativa, sabão azul e branco)
- lã de merino própria para feltragem
- 1 borrifador
- 1 base de trabalho, que poderá ser um bocado de material antiderrapante (que se utiliza muitas vezes para forrar gavetas), com tamanho perto do A4.
- 1 toalha
- 1 retalho de tafetá ou tule, de cor clara.


Passo 1 - colocar mechas de lã em cima da base de trabalho, em quantidades muito pequenas e finas. Assim será mais fácil feltrar. deverão ser colocadas as mechas todas num sentido, do tamanho desejado e posteriormente ir colocando as mechas no sentido contrário. podem colocar-se 3 camadas ou mais, de forma que não se veja a base de trabalho.

Passo 2 - por cima da primeira camada (neste caso, de cor branca) colocam-se mechas das cores que se quiserem conjugar, com a mão de fora para dentro, ou seja, deverá ficar a parte mais fina da mecha na parte exterior da flor.

Passo 3 - Podem colocar-se 2 ou mais cores, conforme o gosto e o objectivo. Na flor da esquerda, a base é branca, a 1ª cor é azul turquesa e a 2ª é azul escuro e coloca-se da mesma forma do que a 1ª cor.

Passo 4 - borrifa-se cuidadosamente a lã que forma a flor, tendo atenção para a força do borrifo não levante as mechas da lã. Depois de molhar a lã coloca-se o retalho de tule ou tafetá. Este retalho fica no sítio onde se colocou, não deverá ser mexido, porque irá desmanchar a flor. Por cima do retalho, passe-se o sabão (não é necessário deixar muito sabão - se for a menos ou a mais a lã não feltra). Cuidadosamente vai-se pressionando com a mão até a lã fica espalmada. A partir deste passo, esfrega-se a lã com a mão, por cima do retalho, em todos os sentidos (em círculos, movimentos rectilíneos, etc). Depois de sentir que a lã começa a fica feltrada, levante com cuidado a extremidade do retalho, se a lã estiver minimamente feltrada, a tecido sai facilmente.

Passo 5 - Depois de retirar o retalho, continua a esfregar-se a lã para continuar o processo de feltragem. De seguida vira-se a flor e continua a aplicar-se os movimentos para feltrar a parte de trás da flor.

Passo 6 - Para finalizar a feltragem, pega-se na flor e esfrega-se como se estivesse a lavar roupa à mão, para fazer o acabamento do rebordo.
Depois de bem feltrada, com um utensílio pontiagudo, por exemplo, uma tesoura, ou uma colher de pau, vai-se dar a forma à flor, empurrando o objecto do lado de dentro e ajudando a formar a flor com a outra mão. Este passo repete-se depois de lavar as flores com água corrente para extrair o sabão. Nesta fotografia, a flor da esquerda tinha sido formada e a da direita ainda estava sem ser formada.


Este é o aspecto das flores depois de formadas, antes de estarem lavadas e secas.


Estas são as flores depois de secas e acabadas. Podem colocar-se bolas de feltro ou qualquer outras aplicação.
Depois posto o tutorial das bolas.
Para finalizar, se preferir pode cortar a extremidade com a tesoura, ou deixar com o acabamento da feltragem


Espero que o tutorial seja útil e que com esta ajuda consigam fazer coisas muito giras :)

2 comentários:

Iêda Klein disse...

Estou encantada e aprendendo muito com seu blog.
Parabéns!
Beijos, Iêda

TERRA DE CORES disse...

Obrigado Iêda! Fico contente que quem nos acompanha aproveite para aprender o que também já aprendemos.
Assim todos ganhamos! :)
Bjs