FADAS E OUTROS SERES MÁGICOS

Para qualquer informação, sugestão ou encomendas, podem enviar e-mail para terradecores@gmail.com

29/09/10

Já em contagem decrescente para o Natal...

Pacthwork em bolas de esferovite, para o Natal.
Duas bolas com 8 cm de diâmetro e duas bolas com 6 cm de diâmetro e fita de cetim vermelha para pendurar.

Estas bolas de Natal foram uma encomenda da A. mas já ando a fazer coisas novas com motivos natalícios... sem darmos conta estamos em Dezembro.
Em breve venho postar o tutorial desta nova técnica, que resolvi experimentar...
Também haverá fadas natalícias...

27/09/10

Feira de Artesanato Urbano de Coimbra








Quero deixar aqui o meu enorme agradecimento a todos(as) que me visitaram, compraram, viram, divulgaram ou apenas passaram pela minha banca na Feira durante o dia de ontem.
Em determinadas horas do dia, com a afluência a aumentar, não consegui dar toda a atenção que desejaria. Por isso peço desculpa e compreensão a quem não consegui atender como gostaria.
Obrigado a todas ajudas... familiares e não só, porque as minhas colegas e vizinhas de banca, muito me ajudaram quando por nós passou um vendaval que levou quase tudo pelo ar...

Tenho pena de não ter conseguido ver todas as bancas e artistas interessantes que estavam presentes na Feira, porque do que vi, havia coisas muito giras e criativas!

E deixo também um agradecimento ao Departamento de Cultura da CMC pela organização.

Fadas que voaram da Feira...

FADA 19 - Fada anjo, em tons de azul claro e escuro e branco, com auréola na cabeça e cabelo louro com trança como bandolete. Com cerca de 20 cm de altura.
 
FADA 20 - Fada em tons de verde e castanho, com duas tranças castanhas, com cerca de 20 cm de altura .

FADA 21 - Fada em tons de branco, verde e rosa, com cinto de lantejoulas pequenas nas mesmas cores sem brilho e trança no cabelo verde claro, com cerca de 20 cm de altura.

FADA 22 - Fada em branco, verde seco e verde tropa, com 2 totós em castanho. Cinto entrançado dourado. Com cerca de 20 cm de altura.

FADA 23 - Fada em tons de branco, roxo e azul turquesa, com cabelo cinzento, com totó atrás e trança com as 3 cores no cabelo. Malmequer azul na mão. Com cerca de 25 cm de altura.


FADA 24 - Fada em tons de branco, varmelho vivo e laranja, com bandeja feltrada a agulha com girassol vermelho; cabelo vermelho e trança grossa em cima, nos 3 tons. Com cerca de 25 cm de altura.


FADA 25 - Fada em tons de branco, azul e amarelo, cabelo azul escuro, com flor de fimo azul e amarela, com cerca de 25 cm de altura.


COROA DE FADAS 01 - Coroa outonal, em tons de castanho, laranja e verde seco, com fada de cabelo apanhado e trança tricolor, pinhas e bolotas e 2 bolas bejes com fitas de feltro. Fita de cetim laranja a adornar.


Estas fadas foram feitas para a Feira de Artesanato e algumas voaram com clientes... mas deixo aqui as fotografias para as mostrar. Podem sempre gostar e querer umas parecidas :)

23/09/10

Novas pulseiras...

PS 34 - Pulseira de madeira forrada com tecido 100% algodão, com cerca de 4 cm de largura, em tons de castanho.
PS 35 - Pulseira de madeira forrada com chita, com cerca de 3 cm de largura, com cornucópias em verde e amarelo.

PS 33 - Pulseira de madeira forrada com tecido 100% algodão, em tons de preto e azul claro, com flores. Tem cerca de 4 cm de largura.

PS 31 / 32 - Pulseiras de madeira forradas com tecido 100% algodão, em tons de verde seco e bege, com 3 e 5 cm de largura.

PS 29 / 30 - Pulseiras forradas com tecido 100% algodão, com fundo preto e com flores coloridas. Com 3 e 4 cm de largura.

Cores de Outono...




FADA 16 / 17 / 18 - Fadas de pendurar realizadas em feltro artesanal, pela técnica de feltragem com agulha.
Altura: cerca de 25 cm
PRG 102 / 103 - Pregadeiras em feltro artesanal, executadas com a técnica de agulha.
.

Flores novas !

PRG 96 / 97 / 98 - Pregadeiras em feltro industrial em tons de preto, cinzento e branco, em forma de flor, com aplicações sintécticas e botão.

PRG 99 / 100 - Pregadeiras em feltro industrial, em forma de flor, com aplicações em fimo e conta sintéctica.

PRG 101 - Pregadeira em feltro industrial e ganga preta, com aplicações sintécticas.
 


BDL 04 / 05 / 06 / 07 / 08 / 09 - Bandoletes metálicas pretas com aplicações em feltro industrial, com contas / botões de fimo ou sintécticas.

13/09/10

Fadas prontas...

FADA 15 - Fada de pendurar em feltro, em tons de verde, amarelo e branco, com flor de cetim no cinto e trevo verde, com uma trança e cabelo castanho. Asas brancas e verdes, em forma de borboleta.
(tem cerca de 25 cm de altura)

FADA 14 - fada de pendurar em feltro, em tons de branco, azul claro e escuro, com caabelo louro e flor de feltro no cabelo e jarro azul no braço esquerdo.
(tem cerca de 20 cm de altura)

E o resultado da manhã de feltragem com água e sabão foi...

CL 41 - rasta de feltro com fecho metálico e flor de feltro com conta de fimo, em tons de verde e roxo.
(6 terras)

CL 42 - rasta de feltro  em tons de preto e laranja, com fecho metálico e flor recortada em laranja, branco e vermelho, com bola de feltro laranja.
(6 terras)

CL 43 - rasta de feltro preta, com fecho metálico e flor branca e preta com quatro estames cor-de-laranja.
(6 terras)


CL 44 - rasta de feltro verde e flor em tons de roxo e verde, com bola de feltro amarela. Prende à frente com nó.
(6 terras)

E para o cabelo das meninas... uma novidade!

Ganchos para meninas, com aplicações em feltro, contas sintéticas e botões de fimo.




Gancho de mola, em forma de flor, de feltro trabalhado com a técnica de água e sabão

Ideia nova

AN 01 - Anéis com aplicação de feltro (técnica de água e sabão), reguláveis.

07/09/10

Tutorial nº 3 - Flor de feltro artesanal - Técnica de água e sabão

Como prometido, vou deixar mais um tutorial... desta vez deixo os passos para a execução de flores de feltro artesanal, pela técnica de água e sabão, para utilizar como adereço de moda (pregadeiras, aplicações em ganchos, bandoletes, etc), como decoração ou qualquer outra utilização que a nossa imaginação permitir :)


Material necessário:
- 1 sabão de azeite (ou em alternativa, sabão azul e branco)
- lã de merino própria para feltragem
- 1 borrifador
- 1 base de trabalho, que poderá ser um bocado de material antiderrapante (que se utiliza muitas vezes para forrar gavetas), com tamanho perto do A4.
- 1 toalha
- 1 retalho de tafetá ou tule, de cor clara.


Passo 1 - colocar mechas de lã em cima da base de trabalho, em quantidades muito pequenas e finas. Assim será mais fácil feltrar. deverão ser colocadas as mechas todas num sentido, do tamanho desejado e posteriormente ir colocando as mechas no sentido contrário. podem colocar-se 3 camadas ou mais, de forma que não se veja a base de trabalho.

Passo 2 - por cima da primeira camada (neste caso, de cor branca) colocam-se mechas das cores que se quiserem conjugar, com a mão de fora para dentro, ou seja, deverá ficar a parte mais fina da mecha na parte exterior da flor.

Passo 3 - Podem colocar-se 2 ou mais cores, conforme o gosto e o objectivo. Na flor da esquerda, a base é branca, a 1ª cor é azul turquesa e a 2ª é azul escuro e coloca-se da mesma forma do que a 1ª cor.

Passo 4 - borrifa-se cuidadosamente a lã que forma a flor, tendo atenção para a força do borrifo não levante as mechas da lã. Depois de molhar a lã coloca-se o retalho de tule ou tafetá. Este retalho fica no sítio onde se colocou, não deverá ser mexido, porque irá desmanchar a flor. Por cima do retalho, passe-se o sabão (não é necessário deixar muito sabão - se for a menos ou a mais a lã não feltra). Cuidadosamente vai-se pressionando com a mão até a lã fica espalmada. A partir deste passo, esfrega-se a lã com a mão, por cima do retalho, em todos os sentidos (em círculos, movimentos rectilíneos, etc). Depois de sentir que a lã começa a fica feltrada, levante com cuidado a extremidade do retalho, se a lã estiver minimamente feltrada, a tecido sai facilmente.

Passo 5 - Depois de retirar o retalho, continua a esfregar-se a lã para continuar o processo de feltragem. De seguida vira-se a flor e continua a aplicar-se os movimentos para feltrar a parte de trás da flor.

Passo 6 - Para finalizar a feltragem, pega-se na flor e esfrega-se como se estivesse a lavar roupa à mão, para fazer o acabamento do rebordo.
Depois de bem feltrada, com um utensílio pontiagudo, por exemplo, uma tesoura, ou uma colher de pau, vai-se dar a forma à flor, empurrando o objecto do lado de dentro e ajudando a formar a flor com a outra mão. Este passo repete-se depois de lavar as flores com água corrente para extrair o sabão. Nesta fotografia, a flor da esquerda tinha sido formada e a da direita ainda estava sem ser formada.


Este é o aspecto das flores depois de formadas, antes de estarem lavadas e secas.


Estas são as flores depois de secas e acabadas. Podem colocar-se bolas de feltro ou qualquer outras aplicação.
Depois posto o tutorial das bolas.
Para finalizar, se preferir pode cortar a extremidade com a tesoura, ou deixar com o acabamento da feltragem


Espero que o tutorial seja útil e que com esta ajuda consigam fazer coisas muito giras :)