FADAS E OUTROS SERES MÁGICOS

Para qualquer informação, sugestão ou encomendas, pode enviar e-mail para terradecores@gmail.com




26/02/12

Waldorf...

Ando há algum tempo para deixar aqui algumas explicações das Bonecas Waldorf...

As fadinhas de feltro, pelo que aprendi, podem ser consideradas como tal...
Como me costumam perguntar: porque é que as fadinhas não têm olhos? Não têm expressão? Há quem as faça e muito bem, com olhos, boca, bochechas... e eu também gosto... mas as que não têm expressão, têm uma explicação.


Para tentar ajudar a explicar esta lógica, que pode ser considerada como um método pedagógico e uma filosofia de vida, deixo-vos estes textos (com a indicação da respectiva origem).


A pedagogia Waldorf é um dos frutos da antroposofia apresentada por Rudolf Steiner (1861 –1925) em numerosos livros e conferências. Em 1919, Emil Molt, director da fábrica de cigarros Waldorf – Astoria em Stuttgart (Alemanha), perguntou a Rudolf Steiner se podia criar uma escola para os filhos dos trabalhadores da fábrica. A fundação dessa primeira escola Waldorf teve lugar em Setembro de 1919. Para preparar a equipa de professores, Rudolf Steiner deu-lhes um curso composto por uma parte antropológica, uma metodológica e outra didáctica. Nos anos seguintes continuou a formação de professores no próprio colégio e através de conferências e cursos na Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda, França e Inglaterra.
Nas escolas Waldorf o plano de estudos tem sido recriado com a prática, mantendo o essencial desta pedagogia que é a concepção antroposófica do ser humano. Na sua essência, a pedagogia Waldorf não pode ser aplicada segundo programas pré-definidos, surgindo da prática individual de cada educador e do encontro concreto entre este e a criança, com a colaboração dos pais.
Para os educadores a tarefa radica em orientar a criança no seu caminho, tendo presente de onde vem, para onde vai e como a poderá ajudar, cuidando que se possa desenvolver saudavelmente até alcançar a autonomia pessoal, quando viver em liberdade é viver com responsabilidade.
Reconhecida pela UNESCO, a pedagogia Waldorf tem um plano de estudos utilizado por mais de 1400 jardins-de-infância, 600 escolas e centenas de centros onde se aplica a pedagogia curativa, espalhados por mais de 65 países de todos os continentes, tendo sido adaptado com sucesso a diversos contextos culturais.

Bonecas Waldorf Estimulam a Imaginação

As chamadas 'Bonecas Waldorf', cuja confecção é baseada na pedagogia de mesmo nome, são totalmente diferenciadas pelo facto de respeitarem e estimularem a imaginação da criança. Longe de reproduzir 'fielmente' as particularidades da figura humana, deixam para a fantasia infantil a actividade criadora, simplesmente sugerindo possibilidades, por exemplo, de fisionomia.
Além disto, por intermédio da boneca a criança pode aprender a conhecer-se a si própria num processo de 'espelhamento', a exercitar os relacionamentos sociais, a cuidar do próximo, etc. A boneca (ou boneco) também pode exercer o importante papel de companheiro, de confidente. Por este motivo, é uma poderosa ferramenta para os educadores. Com este foco, sua confecção deve respeitar os anseios interiores da criança e ter qualidade para poder acompanhá-la por longos períodos.
As bonecas são confeccionadas de forma artesanal, com a utilização (inclusive no enchimento) de materiais inteiramente naturais: malha e tecidos de puro algodão, feltro de lã e fios de lã pura de carneiro. Este critério visa a familiarizar a criança com o mundo natural por meio de seus materiais, nos quais ela aprende a reconhecer cor, textura, forma, peso, etc. Além disso, o manuseio da boneca é agradável e aconchegante, motivando uma ligação estreita e carinhosa com ela.

Retirado e adaptado de Antroposófica



Deixo-vos o site de quem, pelo que sei, iniciou a execução das fadas, da forma como eu aprendi a fazê-las...
Este é o site:

Tem fadas, elfos e seres mágicos lindos... :)

Esta artista é a autora de um dos livros que vos falei aqui.
Assim, cada um de nós que tem fadinhas destas a voar pela casa, poderá imaginar a magia e ainda que cara, sentimento ou espírito nos transmitem a cada dia ...

Fiquem bem...

Sem comentários: